terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

UNHAS, ESMALTES E OUTROS- CUIDADOS ESPECIAIS!


1- Quais são os componentes presentes nos esmaltes que podem prejudicar a saúde das unhas?
Os componentes presentes nos esmaltes pouco prejudicam as unhas. Os problemas que eles podem causar são as alergias (dermatites de contato) cujos locais mais comuns são pálpebras, terço inferior da face, lateral do pescoço. Os esmaltes “endurecedores” a base de formaldeido podem levar, alem da alergia ao descolamento da unha. Outro componente que pode causar alergia é o tolueno. Outras químicas saõ mais prejudiciais para as unhas, como solventes, removedores, sabões, etc...

2 - Quais são os sintomas de que a saúde das unhas não está boa?

Em geral a dor, mas sintomas não são frequentes. Os sinais mais comuns são: engrossamento das unhas, descolamento, descolorações, estrias, fragilidade.

3 - O que fazer para cuidar desses problemas?

Procure seu dermatologista para diagnóstico correto e para uma prescrição do melhor tratamento.

4 - Usar esmaltes por períodos muito longos prejudica a unha?
A unha precisa "respirar" por um tempo? Quanto?O uso de esmalte por tempo prolongado , sem trocar, ou uso de esmalte de baixa qualidade pode levar a uma fragilidade superficial da unha. Na verdade a unha não respira, mas o mesmo esmalte não deve ser deixado por semanas para se evitar essa fragilidade.

5 - Que outras técnicas utilizadas nas unhas podem deixá-las "doentes"? O que causam?

Outras técnicas como unhas de acrílico, podem levar a alergias após um período de 2 a 4 meses ou mais; também inflamação nas cutículas, dor, alteração de sensibilidade, descolamento, engrossamento das unhas.

6 - Unhas postiças prejudicam a base da unha? Por quê? Em que ocasiões elas podem ser usadas?

As unhas postiças, se duram mais que 3 - 4 dias podem levar ao descolamento ou dano na superfície da lâmina. Podem causar distrofias e alteração na coloração das unhas. A "cola" pode causar alergias.

7 - Quais são os cuidados periódicos que devemos ter com as unhas?

Evitar todos os fatores que pioram / alteram a estrutura da unha, hidratação quando está sem esmalte. Lixar apenas nas pontas e não por cima, para não afinar e deixar a unha mais frágil.

8 - Problemas causados por química na unha podem se tornar mais graves? O que podem vir a causar?

Podem alterar a matriz, que é a parte que forma a unha. Em casos extremos essa alteração podem levar a defeitos permanentes ou mesmo a perda permanente das unhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário