quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cabeleireiro aponta mitos e verdades sobre cabelos!

Cabeleireiro aponta verdades e mentiras sobre os c

Você já reparou que quando a conversa entre mulheres é sobre cabelo o número de especialistas no assunto, cada uma com um segredinho ou uma receita especial. Mas, será que tudo o que você escuta por aí é verdade?
Para quem não quer mais cair no ‘conto da carochinha’, o hair stylist e educador, do Centro de Formação e Especialização D`Victor, Ernane Victor acaba de vez com os mitos e mostra o que realmente é verdades na hora de cuidar dos fios.
Lavar os cabelos todos os dias estraga os fios? Mito.
Na verdade, o indicado é lavar o couro cabeludo e os fios diariamente para evitar a proliferação de fungos, bactérias e sujeira.


Toda vez que usar shampoo será preciso usar condicionador? Verdade. É fundamental que após a higienização se use um creme hidratante, ou de tratamento ou condicionador. É importante dizer que um bom shampoo limpa, permite desembaraço e facilita o pentear, mas é só. Já o creme tem a função de devolver nutrientes equilibrar o pH fechando as cutículas promovendo brilho, maciez e saúde aos fios,mesmo que o couro cabeludo seja oleoso, é preciso condicionar os fios.

A navalha estraga os fios? Mito. Até 1830 só se cortavam os cabelos com navalha, depois inventaram a tesoura. Para implantá-la no mercado, difamaram a navalha. O corte com navalha é perfeito. Entretanto, sem estar afiada, qualquer ferramenta estraga os fios.

Colorir os cabelos estraga os fios? Mito: Hoje, as colorações profissionais têm cada vez mais tecnologia e qualidade. Elas colorem perfeitamente enquanto tratam os fios.
Não existe tratamento definitivo para cabelos danificados? Verdade. Uma vez que os fios foram danificados não há como repará-los definitivamente. Devem ser feitas sessões de tratamentos e usar produtos de manutenção com qualidade para manter os fios com aspecto saudável até chegar o ponto de corte, que é fundamental para corrigir cabelos danificados.

Óleo de Argan funciona efetivamente? Verdade. É um excelente nutriente, hidrante e condicionante. Esta fruta sozinha contém vários ativos essenciais para o tratamento capilar, como óleos, antioxidantes, aminoácidos etc.

É preciso esfregar os cabelos para lavar? Mito. Esta prática estraga os cabelos, uma vez que a parte externa dos fios é formada por cutículas. E, ainda, aumenta o embaraço, e deixa os cabelos ásperos e com pouco brilho. O que se deve fazer é friccionar suavemente o couro cabeludo e deixar a espuma envolver os fios passando os dedos entre eles para que o produto possa agir por um minuto. O shampoo de boa qualidade tem agentes sequestrantes (ativos responsáveis pela extração da sujeira) que limpam o couro cabeludo e fios, a própria espuma já faz a função de limpeza.

Existem bons tratamentos para oleosidade? Verdade. A argila entre outros é muito efetiva para este tipo de tratamento. Porém, é preciso tomar cuidado ao extrair a oleosidade e não deixar de condicionar. Cada vez que a oleosidade é extraída, se os fios não forem condicionados, as glândulas sebáceas vãos entender que precisa de mais sebo (óleo) e passará a produzir mais e mais, e assim ficará cada vez pior a condição de oleosidade.

Caspa tem solução? Verdade. A caspa que é formada por duas castas de fungos. Porém, não existe um único ativo que combate dois tipos de fungos. A associação de dois antibióticos Octopirox e Climbazol combate eficientemente os dois tipos de fungos.



Produtos com Minoxidil (componente presente nas loções capilares antiqueda) são melhores para evitar a queda de cabelos? Mito. O Minoxidil por muito tempo foi considerado e ainda é um ótimo ativo no combate à queda de cabelos, mas hoje existem ativos mais efetivos como extrato de plâncton, jaborandi, liang liang e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário