quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Eternos tabus femininos♥

Eternos tabus femininos
Jornal das Moças.
Desde a primeira fase da revolução sexual, no Brasil, já se passaram quase cinquenta anos. Embora assuntos polêmicos venham sendo discutidos durante todo esse período, eles parecem não acabar.
Os temas são variados, vão desde sexualidade até a independência feminina, passando por família e saúde.
A antropóloga Mirian Goldenberg diz acreditar que as mudanças ocorridas nos últimos cinquenta anos foram muito grandes, mas que alguns valores permaneceram. Dois dos temas que mais aparecem nas capas das revistas dizem respeito à carreira e família, questões eternas do universo feminino. Vale mais casar e ter filhos aos vinte e poucos anos ou conquistar sucesso profissional e correr o risco de ficar solteira e sem os sonhados bebês?
Saiba que, comparativamente, as brasileiras ainda dão muito mais valor ao casamento e aos filhos do que as mulheres de outras culturas. "Aqui, a mulher só é vista como uma fracassada", dispara Mirian. "Coisa que não ocorre na Alemanha, por exemplo, país que tenho pesquisado. Mesmo as mulheres muito bem sucedidas querem casar e ter filhos. Acho que esta é uma escolha pouco legítima em nossa cultura, não ter filhos ou não ter um marido ainda são vistos como fracassos femininos", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário