terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Inscrições abertas para edital de fomento à publicação de pesquisas

 A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está recebendo inscrições de professores e pesquisadores de qualquer instituição interessados em ter seus trabalhos acadêmicos de mestrado, doutorado, pós-doutorado ou coletâneas publicadas em forma de livros pela Editora Universitária da UEA, informou o diretor da editora, Otávio Rios. O edital é direcionado às pesquisas inéditas e está disponível aqui para download.
O edital vai contemplar, ainda, a publicação de dicionários, enciclopédias e revistas acadêmicas que tenham atingido o terceiro número de sua publicação seriada. Os recursos para a publicações das pesquisas têm origem na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a primeira chamada do edital está aberta até o dia 1º de março.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O diretor da editora ressalta que o resultado da primeira chamada do edital será divulgado a partir de 1º de maio. “Entre os critérios de avaliação para decidir quais trabalhos vão se tornar publicações está o potencial de impacto da obra na área de conhecimento que ela aborda, bem como o potencial de comercialização”, explica Rios, que adianta o período de 2 de março a 24 de abril para a segunda chamada.
Os interessados devem entregar os materiais de pesquisa, conforme as regras estabelecidas no edital, na sede da Editora Universitária da UEA, localizada na reitoria da universidade, situada à Avenida Djalma Batista, nº 3.578, bairro Flores, em Manaus. Os residentes em outras cidades precisam encaminhar os originais, via Sedex com confirmação de recebimento, para o mesmo endereço e adicionar o CEP 69050-010.
Rios informou que o edital deve alcançar a publicação de 22 itens, entre revistas e livros, com tiragem de 500 exemplares cada um. No caso de revista científica o edital exige que o periódico possua comissão editorial e comitê científico, sendo que este seja formado, em maioria, por professores e pesquisadores de instituições de fora do Amazonas.
Conselho Editorial
A Editora Universitária da UEA teve seu Conselho Editorial formalizado neste mês de janeiro. A primeira reunião do conselho ocorreu na última segunda-feira (23), quando foi definida a Política Editorial e de Publicações da UEA, quadriênio 2012-2016, entre outros assuntos relativos a publicação de pesquisas.
O conselho é formado por nove pesquisadores, sendo cada um representante de uma das grandes áreas do conhecimento abordadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências Exatas e da Natureza, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Linguística e Artes. As próximas reuniões estão previstas para os dias 15 e 30 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário