segunda-feira, 5 de março de 2012

SAÚDE DA MULHER: No verão, região íntima deve estar sempre limpa e seca e é preciso evitar roupas apertadas.

LOC/REPÓRTER: Cuidar da higiene íntima no calor exige maior atenção das mulheres. As altas temperaturas aumentam a transpiração, fazendo com que a região fique mais quente e úmida. Os resultados são o aumento de bactérias e o conseqüente o risco de infecções vaginais. O ginecologista e obstetra do Hospital Fêmina em Porto Alegre, ligado ao Ministério da Saúde, Jorge Hartmann, explica como a transpiração pode interferir na higiene íntima da mulher.
TEC/SONORA: O ginecologista e obstetra do Hospital Fêmina em Porto Alegre, ligado ao Ministério da Saúde, Jorge Hartmann
"A transpiração é um fator de facilitação da proliferação de bactérias agressivas que, por ventura, a paciente tenha nessa região. Não das bactérias, dos bacilos próprios dela de defesa. A gente está falando em vaginites, vulva vaginite, como a gente chama também."
LOC/REPÓRTER: O ginecologista afirma que, nesse período mais quente do ano, o recomendado é lavar a região íntima pelo menos duas vezes por dia, além de evitar o uso de roupas apertadas.
TEC/SONORA: O ginecologista e obstetra do Hospital Fêmina em Porto Alegre, ligado ao Ministério da Saúde, Jorge Hartmann
"Uma boa forma de a mulher se sentir confortável na sua região genital é ter ela limpa e esse limpo significa higienizada, lavada, talvez, duas vezes por dia com água corrente e um sabonete neutro. De preferência com roupa íntima de algodão e não lycra porque o algodão deixa o ar transitar. E a roupa externa, a calça jeans, o short, folgado o suficiente para que não crie uma zona mais aquecida do que o resto do corpo."
LOC/REPÓRTER: Segundo o especialista, o mais importante é garantir que a região íntima da mulher não fique úmida. Isso evita a proliferação de bactérias e possíveis doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário