quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Internacional da Água






A água é um recurso natural valioso e insubstituível. No mês em que se celebra o Dia Mundial da Água é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já padecem com a falta desse bem fundamental para a vida.Além de ser fundamental para o ecossistema, a água é fonte de saúde e bem estar do homem. Ela é de domínio público e de vital importância para a existência da própria vida na Terra. Por isso, precisamos nos preocupar com a durabilidade e preservação desse bem.
Como estamos no ano da Biodiversidade, temos que nos conscientizar que como elemento primordial da vida, a água tem que ser prioridade na gestão do patrimônio natural.
Pensando assim, precisamos nos conscientizar que não somente para nós a água é de suma importância. Para outros ecossistemas, o descaso com a Biodiversidade traz consequências irreparáveis.Os especialistas dizem que muitos animais estão desaparecendo por conta de construções de barragens e sistemas de irrigações, aquecimento global, desenvolvimento urbano desenfreado e o principal, a poluição.
Para que a Biodiversidade e os demais recursos sejam preservados, todos nós somos indispensáveis nessa campanha!Se conseguirmos alertar e educar as pessoas, com certeza as próximas gerações terão mais consciência, e assim, toda a natureza será poupada.
Use a água racionalmente. Recicle essa ideia!

              Evitar o desperdício parte de nós

- Uma torneira com um filete de 1 mm desperdiça, em média, 2.088litros por dia ou 62.640 litros por mês. Mantenha sua torneira sempre em perfeitas condições e após usá-la certifique-se que não está vazando: desperdícios e vazamentos aumentam o valor de sua conta.
- Ao lavar as mãos, feche a torneira na hora de ensaboá-las; para escovar os dentes ou fazer a barba, faça o mesmo. Só volte a abrir a torneira na hora de enxaguar; tenha o mesmo costume na hora de lavar roupa e louças: mantenha a torneira fechada na hora de ensaboar.
- Os vasos sanitários podem consumir até 40% da água de uso doméstico. Diminua o uso da descarga; regule periodicamente a válvula de descarga e nunca jogue papel, pontas de cigarros ou lixo dentro do vaso, pois, além de gastar muita água, podem causar entupimentos.
- Diminua o fluxo do chuveiro e, quando estiver se ensaboando, faça-o com o chuveiro fechado.
- Observe sempre o funcionamento da bóia da sua caixa d’água. Bóia com defeito é água jogada fora pelo ladrão.
- Quando você for viajar, desligue o registro de entrada de água, evitando qualquer desperdício durante sua ausência.
- Não passe canalizações próximas a buracos ou instalações de esgotos porque, se ocorrer vazamentos, você poderá não perceber, além disso, a água pode ser contaminada.
- Faça vistoria periódica para verificar se existe alguma anormalidade nas proximidades dos canos, como paredes mofadas ou molhadas, terreno molhado, piso fofo, ruído provocado pelo escapamento de água etc.

                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário