segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DIA MUNDIAL DAS RELIGIÕES

 Tudo aquilo que leva o ser humano a buscar o sagrado por meio de crenças se refere ou pode ser conceituado como religião. As inúmeras existentes por todo o mundo, do ponto de vista social, é sempre um assunto que diverge da opinião das sociedades desse mesmo mundo. Porém, o respeito à fé de cada pessoa deve existir sem denegrir o outro.
Em toda a terra, praticam-se formas de/ou ritos cerimoniais, comportamentais, estilos de imagens perante a sociedade, determinando o que seja ou como se apresenta uma ou outra religião como crença dos seus seguidores. Todas refletem, em sua maioria, os preceitos morais de uma forma de vida associada às suas tradições costumeiras ou culturais.

Embora se observem conflitos entre essa ou aquela religião, ou mesmo em sociedades restritas, acredito que isso faz parte da própria natureza humana, porém, essa discordância pode ou deveria ser compreendida como algo benéfico, pois o humano é dinâmico e controverso em todo o seu contexto psicológico e/ou espiritual, e esse dinamismo se interpretado e praticado de forma fraternal pode se transformar em algo construtivo, basta querer.
Desse modo, as religiões podem ter suas ritualísticas próprias, mas direcionadas ao mesmo objetivo, crer em Deus. Assim, o convívio social em qualquer comunidade do mundo seria mais harmônico. E, um exemplo claro a ser lembrado é o de Jesus quando conviveu fisicamente no meio humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário