terça-feira, 26 de junho de 2012

Mensagem do Dia Internacional Contra o Tráfico e o Abuso de Drogas: "Pensar a saúde - e não as drogas"

No dia 26 de junho, o mundo comemora o Dia Internacional contra o Tráfico e o Abuso de Drogas, que serve para lembrar a necessidade de se combater os problemas que as drogas ilícitas representam para a sociedade.
"Devemos reconhecer o grande obstáculo para o desenvolvimento representado pelo tráfico e o abuso de drogas ilícitas", disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem pelo dia. Cultivar e produzir drogas ilícitas ameaça o meio ambiente; o abuso de drogas coloca em risco a saúde dos usuários; e o comércio ilícito de drogas enfraquece o Estado de Direito.
Para cultivar coca, por exemplo, os agricultores derrubam árvores e consomem uma grande quantidade de água. Desmatamento e erosão são o resultado disso. Produtos químicos utilizados para produzir cocaína causam mais danos ao meio ambiente, com a poluição dos córregos. Assim, agricultores, suas famílias e comunidades acabam por se tornar ainda mais pobres, pois sua terra é seu sustento.
Por sua vez, o tráfico de drogas corrói a governança e as instituições. "Os traficantes de drogas normalmente buscam rotas onde o Estado de Direito é frágil. Por sua vez, a criminalidade relacionada às drogas aprofunda a vulnerabilidade à instabilidade e à pobreza", disse Ban. A África Ocidental e a América Central são duas regiões que são afetadas pelo fluxo de drogas que transitam de países produtores para países consumidores de droga.
Uma vez que as drogas ingressam nos mercados, é a saúde dos usuários está em jogo. O abuso de drogas pode causar uma série de problemas físicos e psicológicos, alguns graves. O abuso de drogas também está associado à propagação de doenças. Por exemplo, o uso de drogas injetáveis é a principal causa da propagação do HIV.
O que pode ser feito para lidar com estas questões? Concentrar-se em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Devemos pôr fim à pobreza e à fome, melhorar a saúde, combater o HIV e a aids e garantir a sustentabilidade ambiental. "Nosso trabalho para alcançar os ODM e a luta contra as drogas devem andar de mãos dadas", disse Ban.
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) oferece assistência aos Estados em seus esforços para oferecer alternativas para o desenvolvimento sustentável aos agricultores e suas comunidades, para melhorar a justiça e reduzir a corrupção, para impedir o abuso de drogas e para tratar aqueles que precisam de serviços de saúde. Todo mundo tem um papel a desempenhar. Como disse o Secretário-Geral, este dia é importante para "reafirmar nosso compromisso com essa responsabilidade compartilhada em nossas comunidades, e entre nossa família de nações". Como ressalta o tema da campanha mundial contra as drogas, é hora "pensar a saúde - e não as drogas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário